Rua Professora Talita Bresolin, 1130 - Bairro da Igrejinha - Apucarana/PR

secretaria@materdeiapucarana.com.br

Educação Sexual

Levando-se em conta o compromisso da Educação Infantil com a formação pessoal e social da criança, a escola, para evitar a sedimentação de valores vulgares, deve-se preocupar em propor atividades que visem atender à curiosidade natural dos alunos e ainda, ajuda-los no desenvolvimento de uma sexualidade sadia. As perguntas das crianças devem ser respondidas na medida em que surgem, dizendo sempre a verdade e esclarecendo somente o que foi perguntado. Usar os nomes científicos para chamar os órgãos sexuais, mas sem ridicularizar os nomes trazidos pelas crianças. Quando a menina pergunta porque não tem pipi, ela estará se referindo ao órgão que faz xixi. É importante informá-la de que ela também tem o órgão que faz xixi, a uretra, só que é diferente no menino. Ensinar tanto aos meninos quanto às meninas, que devem cuidar de seu corpo e que devem respeitar o corpo das outras pessoas.

Meio Ambiente

Este projeto é desenvolvido pela Educação Infantil durante todo o ano letivo. Os alunos participarão de várias atividades relacionadas à preservação do meio ambiente. Este projeto educacional tem entre seus objetivos: apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades, mostrar lados positivos e negativos da ação do homem e valorizar a preservação, observar a diversidade das espécies da flora e fauna e os cuidados que devemos ter com a natureza, estimular a conscientização dos alunos, pais e comunidade sobre a importância de conservação do Meio Ambiente de forma concreta e motivadora, orientar os alunos sobre a importância da reciclagem para a conservação do meio ambiente e conscientizar os alunos sobre a importância da água para os seres vivos e a necessidade de economiza-la para o meio ambiente e sua preservação.

Júri Simulado

O Projeto do Júri Simulado é realizado com os alunos do ensino médio e têm como objetivos despertar o senso crítico e poder de argumentação dos alunos. Todo ano é abordado um novo tema do cotidiano. Este projeto conta com o apoio de professores, coordenadores e do Fórum de Apucarana.

Semana da Literatura e Feira do Livro

Ensino Fundamental - Com o objetivo de estimular o interesse pela leitura realizamos a Feira do Livro.Os alunos participarão de várias atividades como: visita a biblioteca, confecção de livrinhos, os quais ficarão em exposição para visita dos pais. Educação Infantil - Com o objetivo de estimular o interesse pela leitura realizamos a Semana da Literatura e a Feira do Livro. Os alunos da Educação Infantil participarão de várias atividades como: visita a biblioteca, confecção de livrinhos, os quais ficarão em exposição para visita dos pais

Gramatirinhas

É comum ouvirmos que a língua portuguesa é muito complicada e cheia de regras; que o aprendizado da nossa língua materna chega a apresentar mais dificuldades do que uma outra língua estrangeira - a língua inglesa - por exemplo. Portanto o projeto GRAMATIRINHAS quebra este “tabu”, pois apresenta um modo agradável de ensinar e aprender a gramática. Por meio do lúdico e do concreto, o aprendizado não faz mais parte de um amontoado de regras e exceções, mas sim um momento de vivenciar a língua portuguesa e poder com isso promover o aprendizado dos alunos e também da comunidade.

Semana da Saúde

É melhor prevenir do que remediar, através do conhecimento buscando ensinar prevenir doenças, pois o alimento é o combustível do organismo e é necessário não só uma quantidade suficiente, mas também um equilíbrio adequado entre vários tipos de alimentos como: frutas, verduras, sucos, chás e outros, assim adquirimos uma vida saudável. Nós do Colégio Mater Dei, diante da semana da saúde vamos trabalhar sobre a importância de uma boa alimentação, postura e higiene. Ao termino da semana queremos que os nossos alunos entendam a grande importância de uma alimentação correta e balanceada, bem como, a higiene pessoal e a postura. Consciência de uma alimentação correta para se ter uma boa saúde.
Nesta semana são feitas palestras com profissionais de diversas áreas relacionadas a nossa saúde!

Projeto Lixo

A educação é a chave do desenvolvimento sustentável, por isso desenvolvemos em nosso colégio o Projeto Meio Ambiente com o intuito de preparar nossos alunos através de atividades práticas que são realizadas por eles diariamente. Dessa forma, teremos no futuro, adultos conscientes da importância do meio ambiente para nossas vidas.