Rua Professora Talita Bresolin, 1130 - Bairro da Igrejinha - Apucarana/PR

secretaria@materdeiapucarana.com.br

Horário das Aulas

Tesouraria

Pontualidade

A pontualidade é uma exigência para o desenvolvimento das atividades escolares.

No caso de atraso, os procedimentos são os que seguem:

  1. Não assistirá à primeira aula, o aluno que chegar à portaria da escola após o sinal de entrada.
  2. Nos períodos intermediários de aulas, o atraso não se justifica. Em ambos os casos, o aluno será encaminhado à coordenação, onde fará tarefas pedagógicas de acordo com critérios da escola.
  3. Os atrasos sistemáticos implicam na comunicação e convocação do Pai ou responsável pelo(a) aluno(a).
  4. É vedado o acesso à sala de aula ao aluno que for reincidente, por duas vezes no mesmo mês, no atraso para a primeira aula ou chegar no colégio 30 minutos após o início da primeira aula.
  5. Para os alunos do Ensino Fundamental de 2º ano ao 5º ano, o cumprimento dos horários de entrada depende dos Pais ou responsáveis. É muito importante que as crianças cheguem alguns minutos antes de iniciar a primeira aula, elas podem aproveitar esse tempo para um momento de sociabilização, interação e integração em seu espaço.
ATENÇÃO PAIS

O prazo de tolerância para os Pais ou responsáveis pegarem as crianças é de no máximo até às 18h.

Entradas e Saídas do Colégio

No colégio existem três entradas:

  • Pela recepção (entrada principal) – reservada para pais, professores, funcionários e visitantes. Em dias de chuva pode ser usada pelos alunos também.
  • Pelo portão coberto (Rua José Jorge) – reservada para entrada e saída de alunos. 
Obs. Os alunos da Educação Infantil, tem a sua entrada principal pela Rua José Jorge nº 181.

Uniforme

Com o objetivo de promover a integração, igualdade e segurança dos nossos alunos, adotamos o uso de uniforme para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, composto de calça, camiseta, agasalho, bermuda e tênis. Não é permitido o uso de outro tipo de roupa, nem combinação (inclusive boné), que não é estabelecida pela escola. Para os alunos da 3ª série do Ensino Médio é obrigatório apenas o uso da camiseta do colégio. Caso não se respeite essa condição, o aluno, sem a devida justificativa, perderá aulas desnecessariamente e cumprirá atividades pedagógicas em local que será determinada pela coordenação.

A encomenda de uniforme pode ser feita nos seguintes estabelecimentos:

  • RAKYSA MALHAS: Rua Osório Ribas de Paula, 699 - Fone: 3425-1537
  • UNIMODA: R. Osório Ribas de Paula, 475 – Fone: 3033-6144

Para os pais que desejarem bordar o nome de seu filho na jaqueta poderá ser feito na própria loja, logo abaixo do logotipo do colégio em tamanho padrão da loja.

ATENÇÃO PAIS

O uso do uniforme será obrigatório desde o 1° dia de aula.

Isto é muito Importante

Algumas normas disciplinares são importantes para o nosso convívio dentro da escola. É fundamental que alunos, pais e professores tenham ciência das recomendações orientadas a seguir:

  1. Fica expressamente PROIBIDO FUMAR no colégio.
  2. Durante o horário de aulas (inclusive nos intervalos não recreativos) NÃO É PERMITIDA A SAÍDA DE ALUNOS DA SALA DE AULA. Somente o professor dará tal permissão quando ele já estiver dentro da sala.
  3. Fica proibido o uso de ERROREX, ESTILETE e PINCEL ATÔMICO.
  4. Cada aluno será responsável pela sua carteira e TODOS serão responsáveis pelos materiais que compõem a sala de aula.
  5. Lugar de LIXO é no LIXO, tanto em sala de aula como no pátio e demais dependências do Colégio. Colabore!
  6. EM SALA DE AULA, O USO DE BONÉ NÃO É PERMITIDO.
  7. Durante uma aula MASCAR CHICLETE E CHUPAR BALAS são consideradas faltas graves.
  8. Após o recreio, CHEGAR ATRASADO À AULA não tem justificativa.
  9. Não é permitido o uso de pastas rabiscadas ou sujas, como também com LOGOMARCAS DE OUTRAS ESCOLAS.
  10. NÃO É PERMITIDO O USO DE APARELHO CELULAR E OUTROS APARELHOS ELETRÔNICOS SONOROS EM SALA DE AULA E EM TODAS ATIVIDADES REALIZADAS PELO COLÉGIO.
  11. O aluno que estiver se beneficiando de meios fraudulentos para si ou terceiros em dia de provas e avaliações em gerais terá nota ZERO.

Penalidades

Estará sujeito a penalidades o aluno que contrariar as normas do Estabelecimento. Assim sendo, serão adotadas as seguintes medidas:

  1. Advertência Oral;
  2. Advertência por escrito ao aluno, convocando-o para uma reunião com a Coordenação e professor - informar os pais;
  3. Convocação dos pais para uma reunião com a coordenação, professor e o aluno;
  4. Suspensão das aulas de 1 a 3 dias, de acordo com a gravidade da falta. A suspensão será cumprida em casa ou no colégio com tarefas especiais, dependendo do caso;
  5. Convocação dos pais, professores, coordenador e aluno para reunião com a Direção;
  6. Suspensão de 1 a 5 dias de acordo com a gravidade da falta.

As ocorrências escolares serão atendidas nas seguintes instâncias:

  1. Professor em sala de aula – advertência oral;
  2. Coordenação – advertência oral, advertência por escrito e dependendo do caso, suspensão ou convocação dos pais para uma reunião;
  3. Direção – convocação da coordenação, aluno, pais e professores para uma reunião. Dependendo do caso, suspensão.

Agendamento de Atendimento

Para facilitar o atendimento dos pais quanto às questões pedagógicas e administrativas, solicitamos um agendamento prévio que contemple um horário conforme suas necessidades e nossas possibilidades. O mesmo deverá ser efetuado com as auxiliares administrativos ou pedagógicos. A coordenação da Educação Infantil e Ensino Fundamental I atenderá das 13h30min às 17h30min. Ensino Fundamental II e Ensino Médio, atenderá entre 8h às 12h. A Direção atenderá às 3ª e 4ª feiras das 9h às 11h e em caso de emergência, qualquer outro horário alternativo de comum acordo com os pais.

Cantina

Para melhor atendimento, sugerimos aos alunos que respeitem a ordem e filas na hora de pegar seus lanches no balcão. Sugestões e reclamações a respeito do funcionamento da Cantina devem ser feitas junto às coordenações.

Anuidade Escolar

É definida pelo Conselho de Educação como uma contra-prestação pecuniária correspondente à educação ministrada e à prestação de serviços a ela diretamente vinculados, tais como uso da Biblioteca e Laboratórios, material necessário para impressão das provas (EXCETO AS PROVAS DE RECUPERAÇÃO E SEGUNDA CHAMADA), primeira via do histórico escolar e comunicados das coordenações e direção.

Pagamento das Parcelas

Para pagamento das parcelas escolares, o Pai ou responsável pode optar por:

  • Pagamento em qualquer agência bancária;
  • Pagamento na Tesouraria do Colégio;
  • Autorizar o débito em conta-corrente no Banco do Brasil. Isso poderá ser feito através do preenchimento de autorização específica, feita no ato da matrícula ou na Tesouraria do Colégio. Caso ocorra retorno de débito não efetuado, por falta de saldo ou outro motivo de responsabilidade do pai, será cobrada, além das penas previstas em contrato, uma taxa (ver tabela anexa neste manual), que a escola paga ao banco pela utilização dos sistemas de débitos e créditos

Seguro contra Acidentes

Crianças, principalmente, e até mesmo os mais crescidos, na sua fase escolar, vez ou outra acabam sofrendo algum acidente (tombos, escorregões, esfolados, etc...), isso é absolutamente normal. Às vezes, porém, é algo mais sério e necessita de um atendimento hospitalar. Como fazer então? A escola mantém um convênio com a Seguradora TOKIO MARINE, serviço terceirizado, que possibilita que nossos alunos estejam assegurados em caso de alguma situação mais grave. Em havendo o fato, há dois caminhos a serem seguidos:

O aluno no colégio – a coordenação encaminha o aluno para o hospital e informa aos pais.

O aluno em casa – Os pais devem LIGAR para o 0800 707 5050, pedindo a liberação do atendimento e encaminhar o aluno para o hospital, chegando no hospital deve informar que o aluno tem o seguro escolar da Seguradora TOKIO MARINE. Este serviço tem um custo que será cobrado em separado. Ele é opcional. Caso os pais ou responsável não tenha interesse, faça o requerimento de cancelamento (ver preço na tabela anexa neste manual).

Taxas e Serviços Extras

O Conselho de Educação admitem a cobrança de taxas que consistem num valor que remunera os serviços extraordinários efetivamente prestados aos alunos, tais como: 2ª chamada de provas, provas de recuperação paralela, segunda via de documentos, treinos esportivos e cursos especiais extracurriculares no contraturno e identidade escolar e outros itens tais como serviços e atividades extracurriculares, não abrangidas pela anuidade escolar.

Os serviços extras serão cobrados a parte de acordo com a tabela de preços anexo a este manual.

Transferências e Cancelamentos

O aluno que desejar transferir-se do Colégio, os Pais ou responsáveis deverão agendar um horário com o(a) Coordenador(a) para receber as orientações em relação a todo processo.

No caso de cancelamento e/ou transferência de aluno, somente serão aceitas aquelas que estiverem quites com suas obrigações junto à Secretaria e Tesouraria.

Requerimento de Documentos e Segundas-Vias

Para retirada de documentos como: declarações, históricos, transferências, etc, deverá ser preenchido o requerimento próprio, na Secretaria. Neste caso o funcionário informará no ato do requerimento os prazos legais para a sua entrega.

Farmácia - Medicamentos

Na caixinha de remédios da escola possui somente material para primeiros socorros, como gaze, soro fisiológico, esparadrapo, algodão, curativo com adesivo e gelo. Os demais medicamentos os pais ou responsáveis deverão vir pessoalmente medicar o aluno.

Festa de Aniversário

O aniversário do aluno da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I pode ser comemorado no Colégio, de acordo com as seguintes orientações:
a) Agendar com a coordenação ou professora com antecedência de pelo menos 5 dias para evitar dois ou mais aniversários no mesmo dia e coincidência com atividades programadas pela escola;
b) O dia estipulado para comemoração do aniversário é a sexta-feira, durante o recreio;
c) Os pais devem trazer um bolo, pratinhos e garfos, refrigerantes e salgados até às 14h;
d) A participação é somente dos alunos da turma, professor, aniversariante e seus pais, alunos de outras turmas somente se tiver parentesco com o aniversariante.

Atenção: para os alunos do Ensino Fundamental II e Médio deverão ter a permissão da coordenação.

Documento Escolar

A documentação escolar deverá ser providenciada até o dia 26/02/2019, com exceção da declaração de transferência e certidão negativa de débito que deverão ser entregues no ato da matrícula:

  1.  ALUNOS DO COLÉGIO: Tirar a fotografia no colégio antes do início das aulas.
  2.  ALUNOS NOVOS:
    A) Educação Infantil e 1º Ano: Xerox do Registro de Nascimento, Xerox do RG e CPF do aluno ( se possuir), CARTEIRA DE VACINAÇÃO EM DIA (conforme a lei 19534 – 04/06/2018), certidão negativa de débito (da escola anterior), xerox do RG e CPF dos responsáveis, Declaração de conclusão para alunos de 1 a 3 anos, TRANSFERÊNCIA/ HISTÓRICO para alunos à partir de 04 anos.
    B) Do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental: Histórico Escolar original ou (Declaração de Transferência provisoriamente), xerox do Registro de Nascimento, Xerox do R.G. e CPF do aluno ( se possuir), DECLARAÇÃO DE VACINAÇÃO EM DIA (conforme a lei 19534 – 04/06/2018), certidão negativa de débito (da escola anterior), xerox do RG e CPF dos responsáveis.
    C) 1ª Série do Ensino Médio: Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Fundamental ou (Declaração de Conclusão provisoriamente), xerox do Registro de Nascimento, xerox do R.G. e CPF, DECLARAÇÃO DE VACINAÇÃO EM DIA (conforme a lei 19534 – 04/06/2018), certidão negativa de débito (da escola anterior), xerox do RG e CPF dos responsáveis.
    D) 2ª Série do Ensino Médio: Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Fundamental e da 1ª Série do Ensino Médio ou (Declaração de Transferência provisoriamente), xerox do Registro de Nascimento, xerox do R.G. e CPF, DECLARAÇÃO DE VACINAÇÃO EM DIA (conforme a lei 19534 – 04/06/2018), certidão negativa de débito (da escola anterior), xerox do R.G. e CPF dos responsáveis.
    E) 3ª Série do Ensino Médio: Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª Série do Ensino Médio ou (Declaração de transferência provisoriamente), xerox do Registro de Nascimento, xerox do R.G. e CPF, DECLARAÇÃO DE VACINAÇÃO EM DIA (conforme a lei 19534 – 04/06/2018), certidão negativa de débito (da escola anterior), xerox do R.G. e CPF dos responsáveis.